ADRIANA IZEL, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU
Antes de abril de 2020, as filas de pacientes nas três
unidades da farmácia de alto custo do Distrito Federal – localizadas na Asa
Sul, em Ceilândia e no Gama -, no início e no fim do mês, tinham média de
quatro horas de espera. Hoje, o cenário mudou. Resultado do programa Entregas
de Medicamentos em Casa, uma parceria da Secretaria de Saúde e do Banco de
Brasília (BRB), que leva os remédios diretamente para a casa dos pacientes.
“Hoje a farmácia
consegue prestar um atendimento mais humanizado para o paciente. Ele chega e
não enfrenta filas de 4 ou 5 horas, como era antes do programa”
Walleska Fidelis Gomes, diretora da assistência farmacêutica
Todos os inscritos na farmácia de alto custo são
beneficiados. Atualmente, há 37 mil pessoas cadastradas, destas, 18 mil são
atendidas regularmente com a entrega em casa, de acordo com a diretora da assistência
farmacêutica, Walleska Fidelis Gomes, da Secretaria de Saúde. “Estamos
atendendo metade dos pacientes em casa e a outra metade presencial. É uma opção
do paciente. Não temos limite de vagas”, explica.
O programa foi lançado no ano passado devido à pandemia de
covid-19, mas por causa do sucesso tem sido mantido. “Hoje a farmácia consegue
prestar um atendimento mais humanizado para o paciente. Ele chega e não
enfrenta filas de 4 ou 5 horas, como era antes do programa”, afirma Walleska.
Com isso, os pacientes que comparecem presencialmente podem
receber orientações com mais tempo e os profissionais têm a possibilidade de
melhor desenvolver o trabalho. Já quem recebe em domicílio conta com
praticidade por não precisar sair de casa e continuidade no tratamento, além de
ter o transporte dos medicamentos garantido e mais seguro, como é o caso
daqueles remédios que necessitam de uma temperatura especial, os termolábeis,
que são sensíveis à ação da temperatura e que necessitam de armazenamento sob
refrigeração.
Quem ainda não é atendido, pode pedir a inclusão no programa
pelo telefone (61) 3029-8080
Esse tipo de medicamento é usado mensalmente pela dona de
casa Luci Gonçalves Silveira de Oliveira. Ela tem espondilite anquilosante, uma
doença autoimune que provoca inflamação progressiva das grandes articulações.
Para tratar, Luci recebe da farmácia de alto custo em casa um medicamento
termolábil. Antes, ela precisava ir até uma unidade para aguardar o atendimento
com um isopor para garantir que o remédio ficasse entre uma temperatura de 2 a
8 graus. “Antes eu ia para a farmácia, pegava uma senha e ficava esperando com
uma caixinha de isopor. Muitas vezes eu retornava para voltar mais tarde.
Agora, facilitou muito. Ficou mais prático e acessível”, conta.
O marido dela, o aposentado Geraldo de Oliveira, é outro
beneficiado pelo “delivery” da farmácia de alto custo. Asmático há muitos anos,
ele recebe todo mês o medicamento para controlar a doença. “Eles passaram a
entregar esse remédio em domicílio em função da pandemia. Facilitou muito a
vida da gente. A farmácia era muito cheia. Agora eles prestam um serviço de
excelência”, diz.
De acordo com a diretora da assistência farmacêutica,
Walleska Fidelis Gomes, todos os pacientes com cadastros atualizados nas
farmácias de alto custo do DF são habilitados para o programa. A opção é do
paciente. Atualmente, 18 mil pessoas são
atendidas regularmente com a entrega em casa |
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Funcionamento
Todos os pacientes com cadastros atualizados nas três
farmácias de alto custo do DF são habilitados para o programa Entregas de
Medicamentos em Casa. Quem ainda não é atendido, pode pedir a inclusão no
programa pelo telefone (61) 3029-8080.
“Essa é razão de um Banco que se propõe a ser do povo de
Brasília. Para nós, é motivo de orgulho poder contribuir com a população
fazendo um papel além do de Banco tradicional”
Paulo Henrique Costa, presidente do BRB
O programa funciona da seguinte forma: a Secretaria de Saúde
elenca os beneficiados e envia os dados, como nome, telefone, endereço e
remédio para o BRB. Cabe ao banco o agendamento, o acondicionamento e o envio
dos medicamentos, que são feitos por uma empresa terceirizada.
”A parceria do BRB com o GDF na entrega dos medicamentos de
alto custo tem possibilitado a melhoria da prestação do serviço oferecido ao
cidadão. Essa é razão de um Banco que se propõe a ser do povo de Brasília. Para
nós, é motivo de orgulho poder contribuir com a população fazendo um papel além
do de Banco tradicional”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Pacientes que utilizam medicamentos psicotrópicos têm um
atendimento diferenciado. Há uma primeira visita para buscar a receita e três
dias depois o medicamento é enviado para o usuário.
Todos os beneficiados também têm um prazo de até 5 meses
para retornar em um atendimento físico. “Temos o cuidado para não afastar o
paciente do farmacêutico. Ele recebe o medicamento em casa, mas a cada 4 ou 5
meses passa por uma consulta para que possamos acompanhar o tratamento”,
explica a diretora da assistência farmacêutica.
As farmácias de alto custo atendem uma linha de cuidado
definida pelo Ministério da Saúde. São 113 protocolos e 264 tipos de
medicamentos que tratam doenças crônicas e raras, como epilepsia, parkinson,
esquizofrenia e câncer.
Com a consolidação do programa, a expectativa é da criação
de uma unidade de entrega de medicamentos em casa. “Hoje funciona em cada uma
das unidades, mas a ideia é que funcione em uma unidade só, com um estoque
separado, o que é custo benefício maior”, completa Walleska Fidelis Gomes.
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