segunda-feira, 10 de junho de 2019

Receita libera primeiro lote de restituição do IR; saiba como consultar




A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 10, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. De acordo com o Fisco, neste lote, 2,6 milhões de contribuintes serão contemplados e receberão cerca de 5,1 bilhões de reais no dia 17 de junho. É possível consultar se você está no lote pelo site da Receita ou pelo telefone 146.

É necessário ter em mãos o número do CPF e a data de nascimento do contribuinte. Caso tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”. Nesse primeiro lote, serão contemplados os contribuintes idosos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O valor da restituição estará corrigido em 1,54%, relativo à taxa Selic de maio a junho de 2019

Se a declaração aparecer como “Processada – em fila de restituição”, significa que a Receita não encontrou pendências na declaração  e irá liberar o pagamento nos lotes seguintes, liberados mensalmente até dezembro  na segunda quinzena de casa mês. Se a declaração estiver como “Processada”, significa que não há problemas no imposto, mas o contribuinte não tem dinheiro a receber.

Caso a mensagem exibida seja “com pendências”, é necessário que o contribuinte faça uma retificadora, pois está na malha fina.  A retificadora pode ser feita pelo mesmo programa em que o contribuinte enviou a declaração neste ano.

A Receita lembra que a restituição do IRPF ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer por meio da internet, mediante o formulário eletrônico “Pedido de pagamento de restituição”..

Calendário de restituição do IR 2019

Dinheiro cai na conta do contribuinte que pagou imposto a mais em 2018


Lote  Data do pagamento
 17 de junho
 15 de julho
 15 de agosto
 16 de setembro
 15 de outubro
 18 de novembro
 15 de dezembro

Fonte: Receita Federal

Nenhum comentário: