quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Com 65 flagrantes por dia, número de motoristas alcoolizados no DF bate recorde em setembro


Blitz da Lei Seca montada no Sudoeste, no DF, em outubro de 2018 — Foto: TV Globo/Reprodução


Setembro bateu o recorde de autuações por embriaguez ao volante no Distrito Federal em 2018: no período, o Departamento de Trânsito (Detran) flagrou 1.961 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, uma média de 65 por dia.

Desses motoristas, 185 foram presos, por terem apresentado resultado igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar no bafômetro.

De janeiro a setembro, 16.564 motoristas foram flagrados alcoolizados; 1.334 acabaram presos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, punição de sete pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir por um ano.

A recusa em fazer o teste do bafômetro também é considerada infração, com as mesmas penalidades.

O motorista é preso quando o teste indica um valor de pelo menos 0,34 miligramas de álcool no sangue. Além da prisão, que pode durar de 6 meses a 3 anos, é aplicada a multa de R$ 2.934,70.

Conscientização

Para o especialista em trânsito Márcio de Andrade, mesmo após tantos anos da aprovação da Lei Seca, o motorista ainda precisa se conscientizar para não dirigir quando consumir bebidas alcoólicas.

DF tem maior índice de autuações do país na Lei Seca

“O motorista corre um sério risco de perder a vida ou ceifar a vida de inocentes. Basta um copo, basta uma dose para que o seu senso de responsabilidade, percepção de distância, percepção de risco seja totalmente alterado. Isso é o que promove o risco em via pública”, explica.