domingo, 1 de abril de 2018

Novo Código de Obras poderá ser votado em abril



O projeto de lei nº 1.621/2017, do Executivo, que institui o novo Código de Obras e Edificações do Distrito Federal, poderá ser apreciado pela Câmara Legislativa em abril. A proposta vem sendo discutida por técnicos da Câmara Legislativa, do GDF e do setor produtivo nos últimos meses.

A presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara, deputada Telma Rufino (PROS), informou na tarde desta quarta-feira (28), durante reunião do colegiado, que um substitutivo ao texto original já está em fase final de preparação. Segundo ela, o texto vem sendo aperfeiçoado por assessores da CAF e dos distritais, com a participação da equipe técnica do governo.

O projeto de lei nº 1.621/2017 foi distribuído para três comissões permanentes da Câmara: Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), CAF e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o projeto, o Código de Obras é "um instrumento fundamental e básico que regula obras e edificações públicas e particulares em macrozona urbana e rural", disciplinando procedimentos de controle urbano, licenciamento e fiscalização de acordo com a legislação sobre uso e ocupação do solo.

Outra proposta também bastante aguardada pelo setor produtivo, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), também vem sendo analisa pela CAF. De acordo com Telma Rufino, um estudo técnico sobre a matéria deverá ser concluído até maio.

A Comissão de Assuntos Fundiários aprovou nesta quarta-feira o seu calendário de reuniões ordinárias. A CAF se reunirá quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, às 14h. Participaram da reunião, além da deputada Telma Rufino, os deputados Rafael Prudente (PMDB) e Sandra Faraj (SD).

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra/CLDF

Comunicação Social – Câmara Legislativa