sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Greve no Metrô: faixas exclusivas no DF seguem liberadas nesta sexta

Departamento de Estradas e Rodagens do DF comunica liberação das faixas exclusivas das vias W3 Sul/Norte e do Setor Policial Sul  (Foto: Facebook/Reprodução)


O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o Detran do Distrito Federal informaram que as faixas exclusivas para ônibus continuarão liberadas para circulação de todos veículos na EPTG, na EPNB, na W3 Sul e Norte e no Setor Policial Sul até a meia-noite de sexta-feira (24).

Desde a última segunda (21), os órgãos vêm adotando a medida devido à greve no Metrô, que completou 15 dias nesta quarta. Nesta quinta-feira (23), o Metrô do Distrito Federal voltou a funcionar após cinco dias seguidos fechado.

O DER afirmou que a medida visa "garantir fluidez e segurança para os usuários das vias". O órgão informou, ainda, que as multas que eventualmente forem aplicadas nesse período serão anuladas.


Retomada dos serviços

Os portões das estações foram abertos nesta quinta-feira (23) às 6h, com 18 dos 24 trens rodando no horário de pico – que vai das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30. Nos demais horários de menos movimento, haverá cinco trens pela manhã e três à noite. Cerca de 160 mil pessoas utilizam as estações diariamente.


O número de trens circulando atende a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) proferida na quarta. Ela também obriga a circulação de pelo menos sete trens em horários de menor movimento. A determinação fala em "responsabilidade compartilhada" do sindicato e da empresa.