SAULO
ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Atento às
mudanças impostas pela tecnologia, o governo de Brasília tem investido em
ferramentas para tornar mais prática a vida dos cidadãos.
Na
Secretaria de Fazenda, cerca de 60% dos serviços podem ser resolvidos pela
internet. A intenção é elevar o índice para 90% até o fim de 2018.
Aumentar as
opções para o contribuinte solucionar suas demandas sem sair de casa é um dos
objetivos da pasta. A oferta de plataformas mais acessíveis tem feito cada vez
mais pessoas resolverem pendências pelo computador.
Em 2014,
foram registrados 61.135 atendimentos virtuais na Secretaria de Fazenda. No ano
seguinte, esse número saltou para 67.337.
No ano
passado, a evolução foi ainda maior: foram 110,2 mil atendimentos por
computador, um aumento de 64%. Nos primeiros seis meses de 2017, a pasta
contabilizou 63.286 pedidos.
110, 2 mil
Atendimentos
virtuais registrados em 2016 na Secretaria de Fazenda
A nova
tendência levou a pasta a reconfigurar o atendimento presencial, modelo que
caminha no sentido contrário, com redução no número de demandas.
Houve queda
de quase 9% nos atendimentos presenciais de 2015 para 2016 (baixou de 427.873
para 391.102).
A partir de
1º de agosto, a agência da Receita do DF do Núcleo Bandeirante será fechada ao
público, e a unidade se tornará fixa na cobrança administrativa.
Os 15
servidores se dedicarão ao atendimento on-line, além da tarefa de entrar em
contato com contribuintes via telefone.
O fluxo de
pessoas na agência era considerado baixo, e a pasta entendeu que haveria mais
eficiência com o remanejamento dos trabalhadores para áreas estratégicas.
Com o
fortalecimento das ferramentas virtuais, a expectativa é que outras três
agências da Receita sejam fechadas ao público até 2019.
Além disso,
todos os serviços da pasta podem ser resolvidos nas unidades do Na Hora e nas
lojas do BRB Conveniência.
Os serviços
on-line mais procurados na secretaria estão relacionados ao Imposto Predial e
Territorial Urbano (IPTU), ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores
(IPVA), ao Nota Legal (pessoa física), ao cadastro fiscal e ao Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) pessoa jurídica
(empresas).
A transição
do atendimento pessoal para o virtual permite ao Executivo economizar energia
elétrica, combustível, papel e aluguel. Para o contribuinte, o maior benefício
é não perder tempo em filas.
Até dezembro
de 2017, a pasta contará com o novo Portal de Serviços, uma ferramenta que será
separada do canal institucional.
A tecnologia
vai possibilitar que os usuários cadastrados façam o login para acessar
informações pessoais e de relacionamento com o Fisco local.
EDIÇÃO:
VANNILDO MENDES