quarta-feira, 14 de junho de 2017

Pronatec prorroga prazo para inscrições em processo seletivo de professores do DF

As vagas são para áreas contempladas em 30 cursos do Pronatec. (Foto: Divulgação/SEED)

Professores do Distrito Federal têm novo prazo para se inscrever no processo seletivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições, antes previstas para encerrarem no último dia 9 de junho, foram prorrogadas até às 23h55 desta sexta-feira (16).

As vagas são para formação de cadastro reserva de professores bolsistas e, segundo a Secretaria de Educação (SEE-DF), cerca de 800 profissionais devem ser contratados para atuarem em 30 cursos do programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. As vagas são para atuação na Escola Técnica de Brasília, e em unidades de Planaltina e Gama. O processo seletivo ainda inclui vagas para as unidades de ensino remotas, como a Faculdade Dulcina, no Plano Piloto, e a Casa do Cantador, em Ceilândia.

São cinco tipos de cargos para professor:

• Para cursos de formação inicial e continuada
• Para cursos técnicos com modalidade presencial
• Mediador (somente modalidade educação à distância)
• Formador (somente modalidade educação à distância)
• Para técnico em enfermagem — programa Mulheres Mil.

De acordo com informações da pasta, os profissionais vão receber entre R$ 30 e R$ 50 por hora-aula. Os valores variam de acordo com o cargo pretendido. A carga horária máxima semanal chega a 40 horas, mas pode variar de acordo com a disciplina que será ministrada.

A seleção terá validade de um ano, podendo ser prorrogada uma única vez pelo mesmo período. O resultado da seleção deverá sair em 17 de julho.

Requisitos

De acordo com o edital, para participar da seleção o candidato precisa ser brasileiro, ter formação compatível com a área pretendida, idade mínima de 18 anos e tempo disponível para atender às atividades do Pronatec.

“Os professores da rede pública de ensino podem concorrer às vagas desde que não comprometam as atividades regulares na Secretaria de Educação”, diz a secretaria.

Para concorrer ao cargo de professor mediador ou formador, na modalidade de educação a distância, é obrigatória formação em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem ou experiência comprovada como formador ou tutor na área.


A convocação dos candidatos obedecerá à ordem de classificação no processo seletivo e será feita por e-mail. O candidato terá um dia útil para manifestar interesse ou não.