sexta-feira, 16 de junho de 2017

Habita Brasília: 27.388 escrituras foram entregues desde 2015

MARIANA DAMACENO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Neusa de Souza, de 51 anos, mora há uma década no Trecho 1 do Sol Nascente. Na manhã desta sexta-feira (16), ela conta que viu uma nova fase da vida começar. “Isso representa tudo o que eu mais desejava.”

A agente de portaria foi um dos 436 moradores de Ceilândia que receberam hoje a escritura de seus lotes. O governo entregou 80 documentos no Sol Nascente e 356 na QNR. “A realidade daqui é outra. Acabou o barro, a terra. Temos mais dignidade”, completou Neusa, sobre as melhorias de infraestrutura que têm sido feitas no local nos últimos dois anos e meio.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, presente à entrega, a meta é beneficiar 63 mil famílias até o fim da gestão. O número será o equivalente ao de toda a história do DF. Com as escrituras desta manhã, o Executivo totaliza 27.388 documentos entregues desde 2015.

“Estamos entregando escrituras que vão garantir a segurança jurídica para que, em uma cidade com infraestrutura, toda asfaltada, com escola e unidade básica de saúde, vocês tenham a casa que é de vocês”, enfatizou o governador.

Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, as entregas marcam a realização de um sonho dos moradores. “A escritura coroa todo o processo de ocupação e luta. Não estamos fazendo um favor, mas cumprindo um direito de vocês”, disse à população presente à cerimônia.

Regularização fundiária faz parte do Habita Brasília

A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, agora é emitida na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com isso, o morador chega a economizar R$ 718, valor pago atualmente pela lavratura em cartório.

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do programa Habita Brasília.




Edição: Marina Mercante