sexta-feira, 16 de junho de 2017

CLDF homologa convênio em benefício de pessoas com deficiência


Em sessão tumultuada nesta quarta-feira (14), por conta de debate em torno do projeto de lei que cria o Instituto Hospital de Base (PL nº 1.486/2017), os deputados distritais votaram dois projetos de decreto legislativo homologando convênios que vão garantir isenções fiscais a diversas atividades e setores. A homologação desses convênios, aprovados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), pela Câmara Legislativa é o que garante a eficácia das normas.

O PDL nº 230/2016 homologa diversos convênios, entre eles o que garante isenção do ICMS nas saídas de veículos destinados a pessoas com deficiência e o que beneficia operações da Embrapa. Em mensagem encaminhada pelo governo à Casa, estima-se um impacto financeiro de quase R$ 9 milhões em 2017.

Foram aprovadas, ainda, duas emendas ao texto original, ambas de autoria do líder do governo na CLDF, Rodrigo Delmasso (Podemos). Elas incluem outros convênios ao PDL, como o que concede isenção do ICMS  às operações internas e interestaduais com automóveis de passageiros, para utilização como táxi.

As alterações ao projeto inicial geraram discordâncias por parte de alguns deputados. "As emendas trazem um conjunto enorme de convênios. É prudente retirar", ponderou Wasny de Roure (PT), ao cobrar estimativa de impacto financeiro das isenções acrescentadas pelas emendas.

O outro projeto de decreto legislativo aprovado é o PDL nº 289/2017, que trata da concessão de crédito outorgado do ICMS a projetos credenciados pela Secretaria de Cultura.


Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social