sexta-feira, 21 de abril de 2017

Governo fecha acordo para reformar o Teatro Nacional

GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Durante entrevista coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou acordo para reforma do Teatro Nacional e apresentou a marca dos 30 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Secretaria de Cultura e o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) assinaram acordo de cooperação nesta quinta-feira (20) para reformar o Teatro Nacional Claudio Santoro. A previsão é que as obras comecem até o final do ano.

Durante entrevista coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou acordo para reforma do Teatro Nacional e apresentou a marca dos 30 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O anúncio foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti. “O acordo visa readequar o projeto à realidade financeira do DF e garantir recursos para a reforma”, disse. A estimativa original de custo para o projeto, em 2014, era de R$ 220 milhões.

A revitalização será acompanhada da entrega, em partes, dos espaços internos. Em agosto, haverá a reabertura do foyer da Sala Villa-Lobos, com exposição para homenagear os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

"O acordo visa readequar o projeto à realidade financeira do DF e garantir recursos para a reforma"
Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília
Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Reis, a expectativa é que haja economia pela metade do preço original. “Revisamos o projeto para entregar de forma fracionada, para gastar menos e sem demorar”, disse.

Lançada marca dos 30 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade

Na entrevista, também foi feita a primeira demonstração pública da marca (símbolo gráfico) em comemoração aos 30 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Até 7 de dezembro, data em que a entrega do título completa três décadas, o governo intensifica os cuidados com o patrimônio e atua também em outras obras em espaços culturais importantes nos próximos meses. A lista inclui:

Lançamento do programa Lugar de Cultura, com a proposta de buscar recursos privados e participação social na gestão do patrimônio

Revitalização dos monumentos do Complexo Cultural Sul – Museu Nacional Honestino Guimarães e Biblioteca Nacional de Brasília

Finalização da obra do Centro de Dança, em junho, e lançamento do processo de seleção de participação social na gestão, em maio

Publicação do edital de concorrência para reforma e ampliação do Museu de Arte de Brasília
Finalização da obra do Espaço Cultural Renato Russo, em outubro, e lançamento do processo de seleção de participação social na gestão, em agosto

Tudo isso, intercalado com o acordo de cooperação técnica firmado em maio entre o governo de Brasília, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

O documento servirá para apoio técnico de especialistas em políticas públicas voltadas para o patrimônio, educação patrimonial e revitalização do Sistema de Museus e Rede de Bibliotecas.


EDIÇÃO: VANNILDO MENDES