sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Mesinha da Câmara Legislativa tem quase todos os integrantes definidos

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES


DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Um dia após a confirmação do nome do próximo secretário-geral da Câmara Legislativa, André Luiz Peres, os demais nomes da “Mesinha” foram praticamente definidos. O grupo, composto por servidores que auxiliam os trabalhos da Mesa Diretora, é responsável por elaborar emendas, cuidar da parte administrativa e pagar a folha de funcionários da Casa.

Secretário executivo da vice-presidência, Itamar Pinheiro será mantido no cargo que exerce desde agosto, quando Juarezão (PSB) foi eleito vice-presidente e acabou assumindo a presidência interina. Ele é considerado um curinga na CLDF e tem bom trânsito entre servidores e deputados. Na legislatura de Joe Valle (PDT), eleito para o biênio 2017/2018, será subordinado ao futuro vice-presidente, Wellington Luiz (PMDB).

Pinheiro, que é advogado, começou a trabalhar na Casa em 1991, como assessor na antiga Comissão de

Sistematização. Foi chefe da assessoria de plenário da Casa e, em 2016, passou a ocupar, interinamente, o cargo que exercerá em 2017. Entre outras atribuições, a Secretaria Executiva cuida da pauta da Casa.

Para a Segunda Secretaria, que será subordinada a Robério Negreiros (PSDB), foi indicada Jane Marrocos, que atualmente está na Divisão de Seguridade Social (DSS). Esse setor é responsável pelo orçamento e as finanças da CLDF.

Na Terceira Secretaria, responsável por dar apoio às atividades de plenário, a secretária será Leila Ornelas, funcionária de Raimundo Ribeiro (PPS) há 14 anos.

Entre as três secretarias que compõem a Mesa Diretora, apenas a Primeira, que será chefiada por Sandra Faraj (SD) ainda não tem nome definido. A parlamentar será a responsável pela área que cuida dos recursos humanos.

Mesinha
A Mesinha da Câmara Legislativa tem papel fundamental no funcionamento da Mesa Diretora. Ela debate, por exemplo, de onde virão os recursos, elaboram licitações e apoiam as atividades em plenário. Embora considerados coadjuvantes, os integrantes da Mesinha tiveram papel central na Operação Drácon, que investiga a elaboração de emendas para a saúde em troca de pagamento de propina.

Alexandre Cerqueira, ex-secretário executivo da Terceira Secretaria, foi apontado como o “emissário da propina”. Segundo o presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Afonso Assad, Cerqueira teria, em nome de distritais, cobrado “ajuda financeira” em troca da liberação de recursos por meio de emendas parlamentares.

Conheça os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018

Presidente: Joe Valle (PDT)
Secretário-geral da Mesa: André Luiz Peres

Vice-presidente: Wellington Luiz
Secretário executivo da Vice-Presidência: Itamar Pinheiro

Primeiro-secretário: Sandra Faraj (SD)
Sem definição

Segundo-secretário: Robério Negreiros (PSDB)
Secretária executiva da Segunda Secretaria: Jane Marrocos

Terceiro-secretário: Raimundo Ribeiro (PPS)

Secretária executiva da Segunda Secretaria: Leila Ornelas