terça-feira, 6 de setembro de 2016

Estudantes de Turismo da UnB visitam a Câmara Legislativa


Com os objetivos de conhecer o potencial turístico das instalações do Poder Legislativo do DF e obter informações sobre as atividades e o funcionamento da Câmara Legislativa, um grupo de 30 alunos do curso de Turismo da Universidade de Brasília (UnB) visitou a sede da CLDF na manhã desta terça-feira (6). Acompanhados pelo professor Luiz Carlos Spiller Pena, da disciplina Estruturas de Suporte ao Turismo, os estudantes foram recepcionados por servidores da Seção de Relações Públicas da Casa.

Durante a visita, os alunos receberam informações sobre as atividades legislativas e observaram detalhes da sede da CLDF. Conheceram o plenário e sua galeria, o foyer do plenário e as duas praças inseridas na área da Câmara. Percorreram, também, o corredor das comissões com vista para o Eixo Monumental.

A chefe da Seção de Relações Públicas da Câmara Legislativa, Selma Mesquita, conversou com os estudantes a respeito do programa de Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra), que congrega 16 instituições, entre elas, a CLDF, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O programa foi criado oficialmente em 2013 e tem como meta principal promover a integração de ações para que os visitantes do Brasil e de outros países sejam acolhidos com excelência nos mais diversos espaços de visitação da cidade.

Segundo Selma, que representa a CLDF no Viibra, o programa tem permitido uma atuação concatenada dos órgãos participantes e, assim, facilitado ao turista e ao cidadão brasiliense conhecer melhor a capital. "O objetivo é planejar e executar ações conjuntas de programas de visitação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, e qualificação e intercâmbio de profissionais envolvidos com a recepção e a condução de visitantes nacionais e estrangeiros", acrescentou.

Em maio de 2014, o Viibra lançou um site com informações sobre as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os centros culturais e artísticos de diversos órgãos públicos com sede na capital. O site (www.viibra.gov.br), com versões em português, inglês e espanhol, vem servindo de guia para o turista que desejar conhecer os acervos históricos, culturais e artísticos da cidade.


José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social