terça-feira, 6 de setembro de 2016

(DICA DA SEMANA- CASAMENTO)-REGRAS DE ETIQUETA, QUE TODO CONVIDADO DE CASAMENTO DEVERIA SABER!

Por: Cerimonial Bell'amore (Assessoria de Eventos)

A celebração de um casamento tem como base várias regras e protocolos que envolvem não somente os noivos, mas aos convidados e padrinhos ali presentes.
Ser convidado para um casamento é uma honra. E para que o evento seja inesquecível, os convidados tem por obrigação seguirem algumas regrinhas de etiqueta.

1. Se você for convidada, não use Branco: Não importa se você tem um vestido branco ou off-White incrível, deixe-o para outra ocasião. É extremamente deselegante ficar competindo com a noiva. Assim como é importante que as convidadas não compareçam seminuas a um casamento, por mais calor que esteja. Vistam-se com respeito ao ambiente. Existem muitas formas de ser uma mulher linda e atraente sem ser vulgar.


2. Não entre na frente do fotógrafo oficial do casamento apenas para tirar uma “foto para o facebook”. Normalmente, no corredor principal da igreja os celulares ficam disputando lugares entre si, para conseguirem uma boa foto, quando na verdade quem tem que conseguir as melhores fotos e os melhores ângulos são os profissionais contratados pelos noivos.



3. Padrinhos não devem usar gravata borboleta, pois este acessório faz parte do smoking, e esse traje não é adequado para padrinhos de casamento. Smoking é apropriado para festas de gala, recepções que exigem traje a rigor ou eventos muito festivos (formatura, por exemplo ou até mesmo se você for o noivo, mas convidado não).
Outro detalhe importante é que, mesmo que esteja muito calor, os padrinhos devem deixar o paletó abotoado (porém o último botão deve permanecer aberto), pelo menos até tirarem os fotos principais.



4. Madrinhas devem se vestir de forma mais discreta que a noiva: Mesmo que o momento mereça uma produção impecável, o destaque da noite deve ser para a noiva. No entanto, dispense algumas cores, como: branco, marfim, nude... Assim como as cores opostas, como: preto e azul marinho. Curtos, transparentes e decotados, também não são apropriados para a ocasião.



5. Responda ao RSVP no prazo e honestamente. Isto significa que os noivos querem organizar bem o evento. Não custa nada você ajudá-los a não gastar dinheiro desnecessário com o buffet – esses serviços são contratados e pagos por pessoa. Não precisa ter vergonha de dizer que não vai, apenas seja sincero.


6. Não transfira seu convite a terceiros: Saiba que, se VOCÊ foi convidado é por que VOCÊ é especial ao casal. Então, se não puder comparecer ao casamento, avise com antecedência e jamais transfira seu convite à outra pessoa, seja gentil, devolva os convites aos noivos, pois o casal com certeza, tem uma lista enorme de pessoas que gostariam de convidar, mas que deixaram em segundo plano caso houvesse desistência.


7.O traje ideal dos convidados: Na hora de escolher o traje é muito importante se basear no estilo do casamento, no horário e no local. Se os noivos optam por um casamento formal e tradicional, por exemplo, com certeza eles gostariam que todos estivessem vestidos a rigor. Até porque os convidados complementam o casamento. Os convidados não precisam usar blazer, mas é imprescindível uma roupa social. Pois se você aparecer na cerimônia ou na recepção de calça jeans e camiseta, é certo que ficará extremamente deslocado.


8. Presentes são sempre bem vindos, mas o ideal é que sejam entregues diretamente na casa dos noivos. Os convidados que decidirem levar o presente na recepção, deve primeiramente certificar se o casal está sendo acompanhado por uma cerimonialista, caso contrário, é inconveniente ficar pedindo alguém da família para guardar os presentes do casal. Se não for possível entregar os presentes aos noivos antes do casamento, não é deselegante enviar depois da data.
Outra dica bacana é perguntar aos noivos se eles deixaram uma lista de presentes em alguma loja e pedir o endereço de onde podem consultá-la. Afinal, a lista, facilita a escolha dos convidados e evita que os noivos ganhem muitos presentes repetidos.
Não deixe de presentear os noivos, claro que dentro das suas condições, mostre carinho e consideração ao convite que foi feito. E isso vale também se você não for ao casamento, é elegante enviar uma lembrança, por mais simples que pareça.




9. Espere ser convidado, não imponha sua presença e, quando receber seu convite, observe a quem está destinado e o número de convites individuais. Casar é caro, não leve mais acompanhantes do que o esperado! E não seja indelicado a ponto de pedir aos noivos que lhes forneçam mais convitinhos para a recepção.
Se o convite para a festa foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a recepção. Levar pessoas a mais, que não foram convidadas é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para receber um determinado número de convidados. Além da grande chance de você se deparar com uma lista de convidados e este “penetra” ser barrado pelos organizadores do evento.
Se já é indelicado se auto convidar para o casamento, pense no atrevimento que seria se auto convidar para ser padrinho ou madrinha e acreditem, isto acontece com muita frequência.



10. Não ande no tapete da cerimônia, ele precisa estar impecável para a passagem do cortejo e principalmente da noiva. Seja educado e caminhe apenas pelas laterais.
Aliás, por falar em cerimônia, ela é a parte mais importante do casamento. A festa é uma comemoração pelo que aconteceu na celebração do matrimônio, mesmo que sua religião seja diferente dos noivos, ou que você não tenha paciência para assistir casamentos, sua presença demonstra respeito e consideração ao casal. Seja sensível e não apareça apenas na festa, nem mesmo deixe de cumprimentar os noivos na porta da igreja para marcar lugar na recepção.



11. Noiva se cumprimenta com delicadeza: Não se esqueça que a noiva passou horas no salão de beleza, fez um penteado muito delicado, está com um longo véu preso na cabeça, portanto dê um abraço leve e não “abraço de urso”.
Se os cumprimentos forem acontecer na recepção então, por favor não cumprimente os noivos com copos na mão!!! Vamos evitar possíveis transtornos de derrubar bebida no vestido da noiva!!!




12. Antes de correr e marcar seu território na festa, olhe se a mesa escolhida não tem uma plaquinha de reservado, pois talvez a mesa que você acha que está disponível, seja justamente a mesa dos pais dos noivos.
Ao chegar na recepção, sem correr, escolha uma mesa e sente-se. Por favor: Não arraste as mesas e tumultue as cadeiras. Pois o layout foi planejado de maneira que não atrapalhe a movimentação e o atendimento do buffet.



13. Aguarde até depois das fotos principais para poder cumprimentar o casal. Depois da entrada dos noivos, leva-se um tempo na recepção tentando fazer aquelas fotos de casamentos que todos os casais devem ter, e se tornam mais demoradas ainda se forem interrompidas o tempo todo. Este momento é somente para fotografar com os familiares. Os convidados poderão tirar várias fotos com o casal logo depois.




14. Pode pegar os doces, vai lá. Só não me encha uma sacola de supermercado com eles! E não avance na mesa de bombons logo no início, aguarde ao menos servir o jantar, afinal os doces no casamento são as sobremesas da noite.



15. Agradeça o carinho e elogie a festa! O casal vai ficar super feliz! NUNCA, em hipótese nenhuma, reclame da festa com outros convidados. Com certeza isso vai chegar aos ouvidos dos noivos. Seria muito chato, se o casal ouvisse críticas da festa que eles prepararam com tanto carinho, e se você foi convidado, sinta-se prestigiado e especial... Dance, coma e divirta-se com os noivos, tente se apro... Ver mais



16. Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.



17. Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.



18. Não leve NADA para casa sem permissão, além de docinhos e lembrancinhas. Copos, vasos, almofadas, tudo isso sairá do bolso dos noivos depois. É muito feio! Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados?


19. Não retirem os itens do kit banheiro, eles são para serem usados conforme a necessidade de cada convidada, não para encher os bolsos e estocar bandaid e neosaldina em casa. Eles fazem parte da festa, use o necessário e devolva o que não for usar, provavelmente outras pessoas precisarão além de você.





20. Lembrancinhas: Uma por convidado ou uma por família. Como saber? Só perguntar para alguma assessora, recepcionista ou familiar. Não pegue em quantidade maior, pois normalmente estas delicadezas são feitas em número limitado! E deixe para pegá-las no momento em que estiver indo embora, aliás estes mimos representam uma despedida dos noivos agradecendo pela sua presença.