quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Como identificar alergias alimentares em bebês e crianças?



 Resultado de imagem para Como identificar alergias alimentares em bebês e crianças?


O que é alergia alimentar?

Alergia alimentar é a denominação utilizada para as Reações Adversas à Alimentos que envolvem mecanismos imunológicos, resultando em uma variedade de sintomas. O mecanismo imunológico mais frequentemente encontrado é o que envolve a imunoglobulina (anticorpo) E (IgE), que se caracteriza por rápida instalação e manifestações clínicas como urticária, broncoespasmo e, às vezes, anafilaxia. Quando as reações imunológicas não forem mediadas por IgE, as manifestações clínicas são mais tardias (horas ou dias) e isso dificulta o diagnóstico. Podem existir alergias alimentares que envolvem ambos os mecanismos. Estudos têm demonstrado que 50% a 70% dos pacientes com alergia alimentar apresentam história familiar de atopia - que é uma predisposição genética para adquirir doenças alérgicas.

Alergias mais comuns

Estima-se que a prevalência da alergia alimentar na população geral seja de 4%, sendo que em adultos oscila entre 1,4% e 4,0%, e em crianças menores de 3 anos atinja 6%. Cerca de 35% das crianças com dermatite atópica moderada a grave adquirem alergia alimentar e de 6% a 8% das crianças asmáticas podem apresentar crises induzidas por alimentos.

Estudos científicos têm demonstrado que 80% a 90% das reações alérgicas por alimentos acontecem provocadas por oito alimentos: leite de vaca, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas (nozes, amêndoas, pistache, avelã), peixes e frutos do mar.

O leite de vaca é a principal causa de alergia alimentar entre lactentes, seguido pela proteína de soja, que afeta até 0,80% dos lactentes no primeiro ano de vida. Os lactentes que recebem leite materno exclusivo podem apresentar sintomas iguais aos lactentes que ingerem leite de vaca, devido à passagem do leite de vaca consumido pela mãe para o bebe.

De maneira geral, as alergias alimentares a leite de vaca, ovo, trigo e soja desaparecem durante a infância, enquanto as reações à amendoim, nozes e frutos do mar costumam ser mais duradoras, podendo permanecer a vida inteira. De acordo com estudos recentes, 25% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca mantém sensibilidade após os 5 anos de idade.


Sintomas das alergias alimentares

São sintomas das alergias alimentares:

Manifestações cutâneas (pele):Urticária, angioedema, dermatite atópica, coceira no corpo e eritema (vermelhidão)
Manifestações gastro-intestinais: Diarreia, vômitos, cólica abdominal, distensão abdominal, edema e coceira na boca e orofaringe
Manifestações respiratórias: Tosse, crise de broncoespasmo (chiado no peito, falta de ar), espirros, coceira nasal, rouquidão, dispnéia (falta de ar) e edema de laringe
Manifestações cardiovasculares: Choque anafilático, desmaio, hipotensão, arritmia cardíaca podendo chegar ao óbito.
É possível evitar alergias alimentares?

Não há nenhuma evidencia científica de que seja possível evitar a alergia alimentar do bebê a partir de alguma dieta de restrição da mãe, caso ela esteja amamentando. Contudo, o retardo na introdução de alimentos sólidos após quatro a seis meses de vida na alimentação do lactente parece ser favorável na prevenção de alergia alimentar.

Fonte: minhavida.com