quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cartão de crédito: praticidade e segurança na sua viagem

                           Cartão de crédito: praticidade e segurança na sua viagem
Depois de muito planejamento, chegou a hora da tão sonhada viagem internacional. Tudo o que você quer é tranquilidade e segurança, certo? Para isso, não se esqueça de levar seu cartão de crédito.
Para evitar fraudes e garantir a segurança de seus usuários, a maioria das instituições financeiras já trabalha com ferramentas de identificação do perfil do usuário de cartão de crédito. Desta forma, conseguem detectar relativamente rápido quaisquer transações que fogem do padrão tradicional de uso do consumidor.
Lembre-se de informar o banco emissor do seu cartão sobre sua viagem. Caso contrário, ao identificar uma movimentação fora do comum, pode-se suspeitar de fraude e bloquear temporariamente o seu cartão, ou simplesmente demorar mais para autorizar a transação.
Leve poucos cartões
Ainda que você tenha vários cartões, ao viajar o ideal é que leve apenas um ou dois. Além de mais seguro, fica mais fácil depois para controlar a fatura e impor limites nos seus gastos.
Certifique-se sempre que o cartão é aceito antes de usá-lo, mesmo que o estabelecimento comercial tenha adesivos na porta. A medida evita constrangimento e demora na hora de pagar a conta.
Informe-se sobre o uso do caixa automático
Antes de viajar, informe-se junto ao banco emissor do seu cartão se, no local para onde está planejando viajar, poderá usar o seu cartão para sacar dinheiro da rede de caixas automáticos, assim como o valor que pode ser sacado. Alternativamente, você pode usar as ferramentas de busca disponíveis na web.
Para sua maior segurança, guarde todos os recibos de suas transações. Além de ajudar a controlar seus gastos, os recibos vão ajudá-lo a conferir a fatura do seu cartão de crédito na volta.
Atenção à volta
Por último, lembre-se: a sua viagem só termina quando você conferir e pagar a fatura do cartão. Analise com cuidado a fatura, avalie se houve algum erro, para isso use seus recibos. Em caso de erro ou cobrança indevida, entre em contato com a central de atendimento do banco emissor imediatamente.

Fonte: Finanças Práticas

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