segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Como é feita a rinoplastia ?





Entenda como é feita a rinoplastia, a cirurgia de nariz, e fique mais tranquilo quando for você for fazer a sua.
O nariz é fundamental para proporcionar a face harmonia e beleza facial. A Rinoplastia é a cirurgia realizada no intuito de alterar a forma do nariz modificando não só esteticamente, mas também funcionalmente, já que pode ser utilizada para melhorar a respiração.
Por ter estrutura complexa (observe a imagem abaixo), o nariz apresenta uma grande variação anatômica entre as pessoas. E assim também é a rinoplastia. O método como é feita a rinoplastia é variável e depende da avaliação, objetivos com a cirurgia, complexidade, limitações estruturais/funcionais e uma série de fatores que serão muito bem esclarecidos com o cirurgião plástico antes de tomar a decisão de fazer ou não a rinoplastia.
Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento parcialmente rápido que leva de uma hora a duas horas, embora alguns casos mais complexos ou que tenham outra cirurgia associada (Ex: correção do desvio de septo pode ser realizada juntamente com a rinoplastia) demandem de mais tempo.
O procedimento e técnicas utilizadas
Mais abaixo desse artigo você encontrará um vídeo que mostra como é feita a rinoplastia. Mas explicarei aqui como são as fases da cirugia que os cirurgiões plásticos geralmente seguem.
Primeiramente será realizada a infiltração de anestésico com adrenalina em todo o nariz, o que diminui o sangramento durante a cirurgia. Em seguida, o cirurgião fará incisões (cortes com o bisturi) para permitir a separação entre a pele do nariz e a estrutura do osso e cartilagem, que é parte esculpida como o planejado durante as consultas pré-operatórias. Quando há excesso de cartilagem ou osso realiza-se uma ressecção retirando o que não será mais necessário e quando falta há uma inclusão de cartilagem. Mas já havia dito, a rinoplastia é variável e por isso a escultura dependerá do seu problema e da técnica preferida do cirurgião.
Depois de feito a moldagem do osso e cartilagem, finalmente a pele será readaptada sobre a nova estrutura. Muitos cirurgiões plásticos executam a rinoplastia por dentro do nariz, ou seja, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento “aberto”, especialmente em casos mais complicados, quando se faz uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas. Quando a cirurgia termina, uma tala é aplicada no nariz para ajudá-lo a manter sua nova forma. Além disso, também serão utilizados tampões nasais internos.
E as cicatrizes?
A rinoplastia quando bem feita na sua técnica não deixa cicatrizes externas, já que a maior parte dos cortes são realizados na parte interior do nariz. E quando houver a necessidade de um corte externo, este formará uma cicatriz muito pouco aparente.
Como é feita a rinoplastia (vídeo)
O que pode ser feito na rinoplastia?
É possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, corrigir sequelas de traumatismos, melhorar a função respiratória, diminuir o tamanho das narinas, melhorar a relação entre o nariz e o lábio superior e melhorar a forma de um nariz já operado previamente. O objetivo da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz bonito e funcional, que se adapte à face e à origem étnica do paciente.
Como é o pós-operatório da rinoplastia?
Por um tempo de 7 a 10 dias o paciente usará esparadrapo de papel e uma proteção de gesso, plástica ou de metal. Haverá inchaço maior nos 2 primeiros dias, que diminuirá aos poucos. Manchas roxas podem durar até 15 dias, porém não é comum os pacientes queixarem-se de dor. Não é recomendado que o local operado sofra exposição ao sol pelo período de 2 meses. Leva-se pelo menos 3 meses para que se possa presenciar o resultado final do procedimento.
O resultado definitivo da rinoplastia é imediato?

Não. O pós-operatório da cirurgia plástica do nariz tem várias fases que devem ser informadas ao paciente. Logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia, apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente depois do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final. A maior parte do edema (inchaço) é reabsorvida nos dois primeiros meses pós rinoplastia, mas uma grande mudança já poderá ser vista no final do primeiro mês da cirurgia plástica do nariz.