sábado, 24 de março de 2018

Entenda as diferenças entre a alergia a leite e a intolerância a lactose


leite

    O leite é um alimento extremamente importante porque, além de ser fonte de proteína, é também a maior fonte de cálcio, substância que ajuda na formação óssea. No entanto, existem casos de pessoas que não podem tomá-lo por causa de algum problema, como alergia ou intolerância a lactose, o que pode deixá-las com deficiência dessas substâncias, como explicaram a pediatra e alergista Ariana Yang e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues no programa Bem Estar da última sexta-feira (13).
  A primeira diferença entre esses dois problemas está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose. Como explicou a pediatra Ariana Yang, geralmente quem tem alergia só descobre após os 6 meses de idade, quando para de tomar o leite materno já que não existe alergia ao leite da mãe.
   É muito comum que crianças com alergia tenham baixa densidade óssea, já que não tomam leite de vaca e geralmente não fazem a suplementação correta. É possível, no entanto, tratar e recuperar essa perda, principalmente na fase da infância até a adolescência, período mais importante na formação dos ossos. Muitas vezes o que pode ajudar é um tratamento chamado de “dessensibilização ao leite”, que faz o paciente tomar doses diárias de uma solução diluída da bebida até o corpo se acostumar e conseguir tomar uma quantidade considerável sem dar reação.
   Como explicaram os especialistas, a alergia costuma restringir mais a vida do paciente porque os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento.
Na pele, pode ocorrer coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha; já nas vias respiratórias, pode aparecer tosse, chiado, falta de ar, inchaço na glote e até mesmo choque anafilático. Por isso, além dos alimentos, é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos. De acordo com o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, pessoas alérgicas podem tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz e de aveia.

Já a intolerância ocorre quando o paciente para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que o faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrário da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Uma alternativa é o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.


leite_alergia

Fonte> Blog da saúde