De acordo
com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
feito em 2016, cerca de 92,1% dos brasileiros acessam a internet pelo celular.
O que parece apenas uma mudança de dispositivo é também motivo da ascensão de
um novo tipo de cliente, o consumidor 3.0 .
O consumidor 3.0 é bastante imediatista nos
feedbacks de tudo o que consome, gosta de fazer autopromoção nas redes sociais
e tem total segurança em fazer compras e transações pela web
Bom, mas
qual a diferença entre os clientes em geral e o consumidor 3.0? A Neoassist,
empresa especializada em omnichannel apontou algumas das principais
características. Primeiro, trata-se de uma pessoa altamente informada,
socialmente conectada, sensível a preços, e que confia plenamente na opinião de
outros usuários.
Além disso,
essa pessoa é bastante imediatista nos feedbacks de tudo o que consome, gosta
de fazer autopromoção nas redes sociais e tem total segurança em fazer compras
e transações pela web.
Ou seja,
todos esses aspectos fazem com que esse novo perfil tenha poder de voz, o que
interfere no andamento das operações empresariais. Outra coisa apurada
recentemente, só que pelo Google, Ipsos MediaCT e Sterling Brands, indica que
71% das pessoas que utilizam seus smartphones para pesquisa dizem que esses
dispositivos são cada vez mais importantes para a experiência de compra dentro
das lojas físicas.
Reflexo
Ao
identificar que o consumidor antes de partir para a compra si faz uma pesquisa,
o Grupo InterPlayers optou por desenvolver o aplicativo GoPharma de serviço,
onde o consumidor 3.0 pode identificar as farmácias mais próximas.
De acordo
com o Grupo, o aplicativo pode ser muito útil ainda mais em situações que vão
além do cotidiano, como por exemplo, quando se está em sua cidade diferente e é
necessário um medicamento de emergência. Ou quando você está passando mal
durante a noite e precisa de uma farmácia 24 horas.
Informações
como se há o remédio disponível no local, estacionamento próximo, sala de
aplicação e telefone podem ajudar o consumidor nesses momentos.
Busca
específica
Para saber
se há um medicamento em específico basta digitar o nome do remédio que o app
aponta quais farmácias na região tem maior possibilidade de ter em estoque a
demanda. Vale ressaltar, que os estabelecimentos devem fazer um cadastro para
aparecem no radar do app, e incluir seus endereços e informações de contato.
O aplicativo
é gratuito para ambas as partes e já conta com mais de 30 mil farmácias
cadastradas. O consumidor, no Google Play, avalia o app com 4,3 estrelas.
Fonte:
Economia - iG @ http://economia.ig.com.br/2017-08-02/comsumidor-30.html