domingo, 13 de agosto de 2017

Câmara realiza oficina com lideranças comunitárias do Jardim Botânico

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou neste sábado (12) pela manhã uma oficina preparatória com as lideranças comunitárias do Jardim Botânico. A preparação é parte da programação do projeto Câmara em Movimento, que leva as sessões da Câmara para as cidades do DF. As lideranças receberam orientações sobre participação social no processo legislativo e orçamento público.

Ao final da oficina, as lideranças definiram as dez demandas prioritárias (veja a lista abaixo) para a localidade, que serão apresentadas aos deputados distritais durante a sessão itinerante, que acontecerá no dia 24 de agosto, às 15h. A oficina foi coordenada pela Escola do Legislativo (Elegis) e ministrada por técnicos da Câmara Legislativa.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), esteve presente e destacou a importância da participação da sociedade na mobilização pelo atendimento das reivindicações da comunidade e na construção do Plano Plurianual (PPA) e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Durante a oficina, os moradores receberam orientações sobre como se faz uma lei, o papel de fiscalização do Legislativo e o processo de elaboração do orçamento público. As lideranças ressaltaram a importância do encontro prévio para a preparação da sessão itinerante e para a definição das prioridades. As prioridades definidas pelos moradores daquela região administrativa serão acompanhadas ao longo de seis meses pelos parlamentares.

O projeto Câmara em Movimento adotou um novo formato a partir deste ano. Agora, além da realização de uma oficina preparatória prévia com as lideranças comunitárias da localidade e da sessão itinerante, o projeto prevê ainda o acompanhamento dos desdobramentos para as demandas prioritárias apresentadas.

Demandas prioritárias do Jardim Botânico:



1 – Implantação de feira no Jardim Mangueiral

2 – Regularização e manutenção de lojas no Polo Verde

3 – Asfalto e calçadas no setor de chácaras Serrana

4 – Regularização do Polo de Artesanato

5 – Criação de escolas no Mangueiral

6 – Inclusão do Condominio Mini Chácaras no PDOT e na LUOS

7 – Duplicação da DF 001 até a QI 29 do Lago Sul

8 – Efetivação da administração regional e fim da interinidade do administrador

9 – Asfaltamento no trecho da Estrada do Sol até a Vila do Boa

10 – Retirada de caminhões e ampliação do estacionamento no Polo Verde


Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social