terça-feira, 20 de junho de 2017

O Medo Pode Parar Seus Sonhos, Veja como Vencer esse Mal

como vencer o medo

O medo afeta grande parte da sociedade hoje em dia. Ainda mais, num pais violento como o nosso.Porem o medo já afetou pessoas no passado também.
Moisés enviou doze espias, para ver a terra de Canaã. Todos eles viram as mesmas coisas, os gigantes e as riquezas da terra. Contudo 10 deles tiveram medo. E transferiram isso para todo a congregação de Israel.

Mas dois deles não olharam o problema que estava a frente, mas olharam somente para Deus.

Esse mal começa quando deixamos de olhar para Deus e focamos no problema. Vamos ver nesse artigo, como identificar e vencer o medo.

O Medo pode ser identificado

Segundo o dicionario Larousse medo significa: “Sentimento de inquietação, de opressão, em face de um perigo real ou imaginário, receio, temor.”

O primeiro caso de medo, aconteceu ainda com Adão e Eva, logo apos o primeiro pecado(Gn 3.10).

Podemos ver então, que o medo é fruto da desobediência a Palavra e da desconfiança do cuidado e amor de Deus.

O medo não vem de Deus, mas é gerado pela nossa natureza humana. Estando baseado nas nossas atitudes. Que acabam nos levando para longe das promessas de Deus.No amor não há medo e Deus é amor(1 Jo 4.18).
Em Jesus estamos livres de deformações morais e espirituais que geram medo. Entretanto se o medo estiver em sua vida, você terá de enfrentar seus efeitos destruidores.


O Medo tem efeitos destruidores

 o medo pode ser destruidor

 O medo tem a capacidade de nos tirar da visão real das coisas. Levando a gente a acreditar que as promessas de Deus é algo impossível de se alcançar.Como os dez espias que duvidaram que o povo poderia dominar a terra de Canaã.

Isso rouba a tranquilidade, traz insonia e até depressão.

Além de poder gerar, incredulidade, mágoa, ansiedade e desespero.

Quando os discípulos viram Jesus andando sobre as águas, tiveram medo e pensaram que era um fantasma(Mt 14.26).Esse mal deforma o modo de vermos as coisas, gerando uma visão natural e supersticiosa . Esse mal nos impede de ver as situações, pela ótica bíblica.

Josué e Calebe viram a mesma terra que os outros dez. Mas olharam de uma ótica da promessa e da Palavra de Deus(Nm 13.30).

O controle do medo em momentos difíceis gera o que chamamos de coragem e foi isso que esses dois homens tiveram.
Mas não se desespere se o medo tem feito parte da sua vida, a melhor parte desse artigo esta chegando. E vamos descobrir juntos como vencer esse mal.


O Medo pode ser vencido


No embate entre Davi e Golias. A vitoria de Davi não aconteceu pela sua habilidade com a funda, mas através do poder de Deus.
Davi não se apoiou em suas habilidades, se apoiou em Deus.

Não precisamos dar lugar ao apelo humanista, que joga todo o peso sobre nos.

Pois temos um Deus que zela e cuida de nos. Deus em que podemos confiar, nEle podemos lançar toda a nosso cuidado e preocupação. Leia: 1 Pedro 5:7 e Salmos 55:22.

É só podemos aumentar nossa confiança nEle se tivemos uma vida de comunhão com Ele. Através da oração e da bíblia. So assim podemos dizer como Davi: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? (Sl 27.1).

Se Jesus está conosco, o medo não pode ter lugar em nossas vidas.

Josué e Calebe foram os únicos a possuir a terra prometida. Pois tinham um relacionamento de fidelidade e confiança em Deus.

Conclusão

Existe 2 tipos de medo. O benéfico que ajuda a nos livrar de situações de perigo real.
Contudo existe também o medo maléfico, que nos faz fugir em momento de enfrentar, que nos faz tímidos em momentos de ter intrepidez.

Deus quer nos liberta do medo hoje. Clame por Ele em oração hoje.

Nossos medos não são maiores que o nosso Deus. E a benção que Deus tem para nos é muito grande e o medo não pode ser um empecilho.

Deixe o Espirito de Deus controlar sua vida.

Termino hoje, deixando as Palavras de Moisés para Josué, leve isso para sua vida: O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas(Não tenha medo), nem te espantes. (Dt 31.8)

Para pensar e agir:

Quais são os seus medos? Quais as origens? Como tem lidado com eles?
Se existem dois tipos de medo, onde está o equilibro? Como controlá-los?
Se Deus é amor, e no amor não existe medo, então, porque você ainda tem medo?



Texto Baseado: Na Lição 7 – A Vitoria que Deus nos dá Sobre o Medo – Revista Palavra e Vida – Ano 14 – N°52