sexta-feira, 18 de abril de 2014

DO QUE É FEITO O SEU LAR?

Transforme seu "lar" em um "mar" de felicidade

GÊNESIS 2:7,8: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.”

Quantos Adões Deus criou? Deus poderia ter criado vários Adões, mas criou apenas um único. Mas mesmo Deus criando apenas um único Adão, o plano que Deus tinha para o ser humano era que não vivesse solitário. 

GÊNESIS 2:18: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”

Para ser companheiro do 1º ser humano, Deus criou alguém do
 sexo oposto como 2º ser humano.

Se Deus aprovasse a união de pessoas de mesmo sexo, não teria criada a Eva com
 formas diferentes da de Adão. E se assim desejasse, para satisfazer a necessidade de reprodução, teria dado a Adão a capacidade de reprodução e geração de vida.

No aspecto de
 geração de vida, qual foi a instrução de Deus dada ao casal edênico?

GÊNESIS 1:28 – 1ª parte: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.”

Multiplicai-vos, foi a instrução que Deus deu
 AO CASAL, e não apenas unicamente a Adão ou a Eva. Era uma tarefa que deveria ser feita por ambos.

Por esse motivo, Deus não aprova as
 “produções independentes” de mães solteiras, tais como o que a apresentadora Xuxa fez, e que incentivou milhares de adolescentes a fazerem o mesmo no início doas anos 90. 

Com relação à
 bigamia (a prática de ter 2 maridos ou 2 esposas), se Deus aprovasse tal prática Deus teria criado 2 Evas para o mesmo Adão, ou então 2 Adões para a mesma Eva. Afinal de contas, a ordem “multiplicai-vos” era uma tarefa bem grande para esse mundão que Deus havia criado. Mas foi isso que acabamos de ler nas passagens bíblicas?

O desejo de Deus é que o
 homem seja carne de apenas uma única mulher, e vice-versa. Por esse motivo, relacionamentos extra-conjugais, amantes oportunos, infidelidade conjugal ou mesmo relacionamentos passageiros do tipo “conheci apenas no Carnaval”, NÃO SÃO ACEITOS POR DEUS no verdadeiro lar cristão.

Mesmo os
 relatos de personagens bíblicos que cometeram bigamia (Abraão, Jacó, Salomão, etc), não justificam o erro. Foram decisões tomadas por SERES HUMANOS, e não por Deus.

O
 casamento foi instituído na semana da criação, e como tudo que saía das mãos do Criador na semana da criação era avaliado como “eis que era muito bom”, conclui-se que a instituição do casamento também era algo para ser muito bom, ao contrário do que muitos afirmam que “o casamento é um inferno”. Se o seu casamento é um inferno, então algo de muito errado está ocorrendo no mesmo!

Por falar em inferno, o que nos vêm à lembrança? Satanás! E apesar de Satanás ter
 sido derrotado por Deus no Céu, ele não desistiu de suas idéias, e por esse motivo direcionou sua ira contra a criatura mais amada por Deus: o ser humano, e o lar que foi criado por ocasião do casamento.

Sabem qual foi a
 1ª vitória que Satanás obteve contra o casamento?

GÊNESIS 3:11,12: “E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”

Adão colocou Eva, sua esposa há tantas e tantas décadas, na linha de tiro!
 Jogou sobre Eva a sua culpa de ter desobedecido conscientemente a Deus!

E qual foi a
 1ª vitória que Satanás obteve contra o lar edênico? 

GÊNESIS 4:8: “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”

Caim,
 por inveja de seu irmão, tirou a vida do mesmo, e quando questionado por Deus onde estava seu irmão, ainda mentiu para Deus ao afirmar “Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” 

Mas deveria ser. Deus deseja que os
 filhos ajudem-se mutuamente, protejam-se mutuamente, e juntos com os pais sejam uma família unida, coesa, onde Satanás não pode entrar e operar suas mentiras e ilusões. 

Mas infelizmente o que mais se vê hoje em dia nas famílias são
 intrigas, discussões, brigas, desentendimentos: são irmãos que brigam entre si, filhos que desrespeitam ou mesmo desprezam seus pais (quebrando o 5º mandamento de Deus), mães que espancam seus filhos indefesos, maridos que surram as esposas, etc. Tudo isso são armas usadas por Satanás para destruir as famílias, as mesmas famílias que Deus havia criado para serem modelos de felicidade aqui nesta Terra.

Mas
 porquê Satanás deseja destruir as famílias, criando todo tipo de desentendimento? 

O LAR ADVENTISTA, página 319: “Quando tivermos bom lar religioso teremos boas reuniões religiosas. Sustentai a fortaleza do lar. Consagrai vossa família a Deus, e então falai e agi em casa como cristãos. Onde há falta de religião no lar, de nada vale profissão de fé. Se houvesse mais genuína religião doméstica, mais poder haveria na igreja.”

Satanás visa destruir as famílias para que, ao agir desta forma, possa
 destruir a igreja de Cristo aqui nesta Terra! Satanás é astuto, e sabe muito bem como abalar os firmes alicerces dos lares.

Mas Deus não nos deixou por nossa própria conta e risco. Afinal de contas, somos seus filhos amados, comprados por sangue mui precioso. Então,
 como as famílias podem se defender dos ataques de Satanás? 

Colocando em prática as instruções contidas no manual de Deus para as famílias:
 O LAR ADVENTISTA.

·    Você sabe quais tipos de
 casamentos são proibidos por Deus? 

·    Você sabe como
 tratar o seu cônjuge após o término da cerimônia nupcial?

·    Você saberia
 como conduzir seu casamento para que fosse aprovado por Deus?

·    Quais são os
 deveres dos maridos dentro de casa?

·    E quais são os
 deveres da esposa?

·    Você tem certeza de que
 está educando seus filhos conforme a instrução de Deus? Você está aplicando a disciplina correta?

·    Você sabe
 como lidar com filhos adolescentes, cujas opiniões e vontades próprias estão sendo formadas rapidamente?

·    Deus considera abuso o fato das
 crianças ajudarem nas tarefas domésticas?

·    O seu lar se transformou em um
 “mar” de contas em atraso?

·    O fato do arroz estar salgado dá direito ao marido de
 pedir divórcio de sua esposa?

·    Como anda o
 culto familiar de seu lar? É feito diariamente? De que forma é feito?

TESTEMUNHOS SELETOS, volume 3, página 92: “Em muitos casos, os cultos matutino e vespertino pouco mais são que uma mera forma, uma insípida e monótona repetição de frases estabelecidas em que o espírito de gratidão ou o senso da necessidade não se expressam. O Senhor não aceita tal culto.”

TESTEMUNHOS SELETOS, volume 3, página 24: “Em família convém evitar orações longas e sobre assuntos remotos. Essas orações enfadam, em vez de constituírem um privilégio e uma bênção. Fazei da hora da oração um momento deleitável e interessante.”

·    Estamos realizando os cultos familiares em nossas casas de forma que
 agradam ao nosso Deus? Ou estamos fazendo-os apenas para desencargo de consciência? Mas o pior de tudo é: estamos fazendo os cultos familiares em nosso lar?

MENSAGENS AOS JOVENS, página 325: “Se houve um tempo em que cada casa deve ser uma casa de oração, é hoje.”

O LAR ADVENTISTA, página 323: “É possível ter no lar uma pequena igreja que honre e glorifique ao Redentor.”

Amém! É perfeitamente possível tornar nosso lar uma pequena igreja! Basta querermos!

E
 como poderemos tornar nosso lar uma pequena igreja? Colocando em prática os ensinos do livro O LAR ADVENTISTA. Nele estão contidos inúmeros conselhos voltados a todos os aspectos que mostram como tornar um lar em um “mar” de felicidade e fortaleza contra os ataques de Satanás.

O LAR ADVENTISTA, página 6: “Jamais na história do mundo foi mais urgentemente necessário do que agora, um livro como este. Nunca pais e filhos estiveram ansiosos de saber a resposta certa às questões que os preocupam. Nunca os lares estiveram em perigo como hoje.” 

Cada família Adventista
 deveria ter em sua biblioteca particular este importante livro, que orienta como tornar nosso lar um pedacinho do céu aqui nesta Terra:

O LAR ADVENTISTA, página 19: “O lar embelezado pelo amor, a simpatia e a ternura, é um lugar em que os anjos gostam de visitar.”

O LAR ADVENTISTA, página 422: “Voz carinhosa, maneiras gentis e sincera afeição que encontra expressão em todos os atos, fazem até de uma cabana o mais feliz dos lares. Mútua bondade e paciência farão do lar um paraíso e atrairão santos anjos para o círculo da família.”

O LAR ADVENTISTA, página 426: “Acima de tudo, devem os pais cercar os filhos de uma atmosfera de alegria, cortesia e amor. O lar em que habita o amor, e onde encontra expressão nos olhares, nas palavras e atos, é um lugar em que os anjos se deleitam em demorar-se.”

Mesmo tendo lido todas essas passagens que afirmam que os anjos sentem prazer em estar presentes em um lar assim, você acredita que a
 condição espiritual de sua família não tem conserto? Então vamos estudar um caso:

LUCAS 19:2-5: “E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.”

LUCAS 19:8,9: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”

Porquê Jesus afirmou que a
 salvação veio à casa de Zaqueu? Afinal de contas, não foi a casa de Zaqueu que havia pronunciado a restituição dos bens tomados ilegalmente, mas sim foi a pessoa de Zaqueu.

Lembremo-nos que Zaqueu era um homem poderoso em sua sociedade; era publicano, coletor de impostos, e isso lhe trazia grandes rendimentos financeiros. E com isso, sua vida passou a ser abastada, em relação às demais famílias da cidade.

Porém,
 Zaqueu não estava mais satisfeito com a vida que ele levava. E no fundo de seu coração, Zaqueu era um homem sincero, tanto é que ao ouvir falar sobre Jesus, Zaqueu queria ter uma vida melhor.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, página 555: “Tão depressa se submeteu o publicano à influência do Espírito Santo, lançou de sua vida todo proceder contrário à integridade.”

“Hoje a salvação veio a esta casa”, disse Jesus. Sua divina presença operou um milagre. A salvação não veio apenas a Zaqueu, mas a toda a sua casa. Quando ocabeça da casa dedica sua vida ao Senhor, toda a casa é abençoada, independente da vida que esteja levando.

Como está a nossa casa hoje? Está sofrendo de falta de espiritualidade, pouca leitura da Bíblia, infidelidade conjugal, palavras ásperas, agressões físicas, falta de amor, indisciplina por parte dos filhos, desrespeito para com o cônjuge? Estes e muitos outros problemas mantêm Cristo fora do lar. Mas Deus pode operar profundas transformações em seu lar, como o fez no de Zaqueu.

Nenhum comentário: