AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO:
ROSUALDO RODRIGUES
“Mesmo que o cartão não chegue a
tempo, a família pode usar o dinheiro do benefício, pois a Conta Social Digital
permite fazer PIX, saque sem cartão e transferências (...), além do pagamento
de boletos”
Mayara Noronha Rocha, secretária
de Desenvolvimento Social
O pagamento dos R$ 150 do DF
Social começa a ser feito a partir de 30 de dezembro. Para recebê-lo, os
beneficiários precisam abrir uma Conta Social Digital, pelo aplicativo BRB
Mobile, até o dia 28 de dezembro, sem cobrança de tarifas. Após essa data, o
pagamento vai obedecer cronograma a ser divulgado em janeiro.
Para saber se está entre os cerca
de 70 mil beneficiários do novo auxílio de transferência de renda do Governo do
Distrito Federal (GDF), é necessário acessar o site GDF Social a partir desta
quinta-feira (23) e informar CPF e data de nascimento. Após esse procedimento,
aparecerá mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista.
Em caso positivo, um ícone na tela
sobre a Conta Social Digital levará a pessoa para a abertura da conta – um
vídeo explicativo mostrará o passo a passo para esse procedimento. Após sete
dias, é preciso acessar o site GDF Social novamente para conferir quando e em
qual agência do BRB o cartão estará disponível.
“Mesmo que o cartão não chegue a
tempo, a família pode usar o dinheiro do benefício, pois a Conta Social Digital
permite fazer PIX, saque sem cartão e transferências, sem ter que pagar taxas,
além do pagamento de boletos, diretamente pelo aplicativo”, explica a
secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
Tudo isso pode ser feito pelo
aplicativo BRB Mobile, disponível gratuitamente para download tanto nas App
Store quanto na Google Play. Menores de
18 anos e estrangeiros devem procurar uma agência do BRB para abertura de
conta.
Quem não estiver entre os
contemplados por não cumprir algum dos critérios para a concessão do novo
benefício deve agendar um atendimento no Centro de Referência de Assistência
Social (Cras), pelo 156 ou pelo site www.sedes.df.gov.br.
DF Social
O DF Social integra o Plano DF
Social, assinado pelo governador Ibaneis Rocha na semana passada. O pacote
prevê seis benefícios – DF Social, DF Brincar, Incentiva DF, Agentes da
Cidadania, Agentes de Cidadania Ambiental e DF Alfabetização – e tem o objetivo
de fortalecer às famílias vulneráveis, na maioria, afetadas diretamente pelos
efeitos econômicos da pandemia da covid-19.
Para pleitear a inclusão no DF
Social, o cidadão precisa preencher os seguintes requisitos: estar inscrito no
Cadastro Único, ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio
salário mínimo, ser correntista do BRB e morar no Distrito Federal.
A atual gestão da Secretaria de
Desenvolvimento Social (Sedes) optou por implementar o novo benefício
totalmente operacionalizado pelo GDF, tendo como correspondente bancário o BRB.
“A partir de agora, o DF tem programa de transferência de renda de caráter
permanente”, diz a secretária Mayara Rocha.
“Ou seja, o cidadão tem a certeza,
em especial aqueles que vivem na extrema pobreza, de ter o seu direito
garantido, independentemente de gestão ou governo. É o Estado se fazendo
presente para minimizar a desigualdade social”, acrescenta.
*Com informações da Sedes-DF
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