quarta-feira, 14 de março de 2018

Boletim de farmácia traz informações sobre uso seguro de medicamentos

Boletim de farmácia traz informações sobre uso seguro de medicamentos



Já está disponível no portal da Secretaria de Saúde do DF o recém-lançado Boletim da Farmácia Clínica – um informe com periodicidade mensal, editado sob a responsabilidade da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Diasf) para veicular temas de interesse dos profissionais de saúde relativos à assistência farmacêutica na rede púbica. O acesso pode ser feito pelo site da Secretaria deSaúde - Medicamentos/Informes Técnicos da Assistência Farmacêutica.

"O foco da publicação é atingir de forma ampla o corpo técnico da instituição, dando maior visibilidade às ações clínicas do farmacêutico, que busca racionalidade e segurança em toda a cadeia do processo que envolve a utilização dos medicamentos", diz Lucas Magedanz, responsável pela coordenação das farmácias clínicas da rede hospitalar e, ao lado da também farmacêutica Anna Heliza Giommo, autor do novo boletim.

Outro objetivo da publicação é difundir informações com respaldo técnico e científico que promovam o uso seguro dos medicamentos, da forma mais clara e objetiva possível. Como exemplo prático, Lucas cita as semelhanças na nomenclatura dos medicamentos. "Quando o médico entrar na tela de prescrição, apresentaremos produtos com nomes parecidos de forma diferenciada visualmente, com destaque em caixa alta nas situações que possam induzir o profissional a erro", explica.

O Boletim da Farmácia Clínica vai divulgar avisos sobre medicamentos potencialmente perigosos que, utilizados de forma inadequada, podem causar danos à saúde dos pacientes. Novas incorporações de medicamentos na padronização e novos protocolos também serão veiculados, "levando informações sobre a assistência farmacêutica não somente para a área hospitalar, mas para o nível da assistência básica", estima Magedanz.


Os editores da publicação pretendem estimular a participação dos farmacêuticos da Secretaria de Saúde para apresentar e debater temas relevantes da área que tenham interesse de todos os profissionais de saúde. O envio de sugestões ou artigos pode ser feito pelo e-mail farmclinica.gafae.df@saude.df.gov.br.