terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Obras para alargar pontes na EPTG começam na quinta-feira

Velocidade em parte da EPTG passa de 80 km/h para 60 km/h a partir de quarta-feira (21) (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)


As obras para alargar as pontes da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) começam na próxima quinta-feira (22). De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), o trabalho deve durar 120 dias.

A partir desta quarta (21), e durante todo o trabalho, a velocidade na EPTG passará de 80 km/h para 60 km/h nas regiões afetadas (veja mapa abaixo). O radar que fica logo depois do Córrego Samambaia já foi aferido para multar quem ultrapassar o limite de velocidade.


Locais de obras na EPTG terão velocidade reduzida de 80 km/h para 60 km/h (Foto: Agência Brasília)

Um novo equipamento de controle de velocidade também foi instalado na saída do viaduto Israel Pinheiro. Segundo o DER, a faixa exclusiva para ônibus será liberada para os carros no trecho em reforma.

A primeira obra será no Córrego Samambaia, próximo à Residência Oficial de Águas Claras. A intervenção será no sentido Brasília-Taguatinga, logo após o viaduto Israel Pinheiro. O trânsito será desviado para a pista da esquerda. A pista da direita ficará interditada.

Melhorar o fluxo
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, as obras permitirão que o trânsito melhore na região "onde existe um afunilamento na terceira faixa de rolamento, que diminui de 3,5 metros para 2,7 metros".

A pista passará a ter três faixas de 3,5 metros, além de um acostamento de aproximadamente 2,5 metros. Uma estrutura metálica dará o reforço na ponte que será alargada, explica o DER. A partir da segunda quinzena de março, o mesmo trabalho será feito na ponte no sentido contrário, Taguatinga-Brasília.



Ao todo, três trechos da EPTG serão reformados: o do Córrego Samambaia, o do Córrego de Vicente Pires (perto do viaduto que leva à Via Estrutural) e o do viaduto da linha férrea (entre Guará e Lúcio Costa).