segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Estratégia Saúde da Família já atende mais de 80% da população de Itapoã

A Estratégia Saúde da Família (ESF) está avançando com celeridade no Itapoã. No período anterior à implantação do novo modelo de atenção primária no DF, a cobertura das equipes limitava-se a 59% da população local e hoje já atinge 81,1% - um aumento de 22%, que está gerando resultados práticos na região. A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 já concluiu o processo de transição, dedicando integralmente todas as suas nove equipes de saúde ao projeto atual.

"Atendemos as comunidades do setor Del Lago, com 21 mil habitantes, e Fazendinha, com 12 mil, sempre com apoio do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf), integrado por pediatra, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional", informa a gerente de Serviços de Atenção Primária, Eleuza Procópio de Souza.

Ao lado das ações de rotina pertinentes à UBS, as ações preventivas tem sido aplicadas de forma sistemática junto à população local. Atividades como automassagem, lian gong, caminhadas e práticas artesanais estão surtindo efeitos benéficos entre os usuários, com a melhoria das condições de saúde gerais e até mesmo de quadros clínicos crônicos, reversíveis com a prática de exercícios físicos e terapias ocupacionais, como o artesanato.

 

"A propósito, os pacientes crônicos, com diabetes ou hipertensão, têm sido alvo de atenção especial na UBS. Durante dois dias na semana oferecemos atividades específicas para esse grupo, como as caminhadas orientadas e reeducação alimentar, de suma relevância para a melhoria dos seus indicadores de saúde. Em parceria com a Secretaria de Educação, também ofertamos, às segundas, quartas e sextas-feiras, sessões de ginástica localizada, com a orientação de um educador físico", relata Eleuza Souza.

QUADRO SOCIAL – A atuação da UBS 1 em ações que promovem a integração da comunidade com as equipes de saúde tem importância singular em sua área de abrangência, especialmente em função da situação de vulnerabilidade local, de baixa condição socioeconômica. É o caso do grupo da comunidade que desenvolve atividades de artesanato na UBS, que conseguiu não somente melhorar o nível de saúde dos participantes, como contribuiu para o restabelecimento de vínculos sociais.

São cerca de 15 integrantes, em média, que produzem peças como bolsas de tecido estruturadas com embalagens de leite longa vida, carteiras, porta-tesouras, objetos de decoração, tapetes e caminhos de mesa em crochê e novos produtos que se sucedem com a troca de experiências, onde cada uma repassa as habilidades próprias às outras.

"Nos conhecemos nas práticas integrativas na UBS 1 e fomos incentivadas a montar um grupo de artesanato, que deu muito certo. Melhorou muita coisa na minha vida, pois antes ficava em casa, sem contato com a vizinhança. Agora estou mais tranquila, com mais saúde. Isso aqui é muito divertido", relata a baiana Ornelina Maria Lacerda, animada com seu ofício de nova artesã. A opinião é compartilhada pelas demais integrantes do grupo, que apoiaram a declaração da colega balançando positivamente as cabeças, repletas de ideias criativas.

 

Niedja Nara Granjeiro Sampaio Rodrigues também teve acesso ao grupo por intermédio das práticas integrativas ofertadas na UBS 1. As dores nas costas que a incomodavam ficaram no esquecimento, diz, com renovada satisfação. Mesmo sendo mãe de quatro filhos adolescentes declara, arrancando sorrisos no ambiente: "estou me sentindo com 15 anos, porque, além de aprender as práticas, fazemos novas amizades e passamos a nos encontrar fora daqui. "


Enquanto floresce a amizade e um novo estado corporal e mental entre as artesãs, também emerge no processo de confecção dos artefatos a oportunidade de integração social e geração de renda. O grupo tem realizado regularmente exposições na tenda das práticas integrativas em frente à UBS, na sede da administração de Itapoã e em eventos na cidade. "Também vendemos em casa os produtos, mas é tudo baratinho", diz Ornelina Lacerda, vendendo "seu peixe" com uma inusitada e recém-descoberta vocação comercial.