domingo, 6 de agosto de 2017

Faça do jeito certo que dará certo!

 Devocionais #16 - Faça do jeito certo que dará certo!

“Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus” (1 Crônicas 13:9-10)

O rei Davi teve uma boa intenção quando reuniu todo o Israel para trazer novamente a arca da aliança para Jerusalém (1 Crônicas 13:5). Essa arca tinha um grande simbolismo, pois representava a presença de Deus no meio do povo. Infelizmente ela estava esquecida há muitos anos, pois o povo se afastara de Deus, cultuando outros deuses na época dos juízes e aquilo perdurava até aquele tempo. Mas agora todos queriam retomar o culto a Deus, e queriam muito ter de volta a arca da aliança, que era o principal objeto do tabernáculo.

Porém, a boa intenção de Davi e de todo o povo não foi suficiente para que fizessem as coisas corretamente, conforme a vontade de Deus, do jeito certo. Não bastam boas intenções para fazermos as coisas, precisamos sempre colocar a vontade de Deus em primeiro lugar e fazer tudo de maneira correta.

Nem Davi nem ninguém do povo observou que Deus exigia que a arca da aliança fosse transportada nos ombros dos levitas, através das varas que estavam fixadas nela (1 Crônicas 14:15). Essa era a forma estabelecida por Deus, era o jeito certo de se fazer aquilo. Mas eles a colocaram num carro de bois: “Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro” (1Crônicas 13:7).

Quando fazemos as coisas do jeito errado o resultado nunca será o melhor. O que houve foi que um homem chamado Uzá, que conduzia o carro dos bois, tentando segurar a arca da aliança (que estava sendo transportada do jeito errado) para que não caísse, tocou nela e morreu diante de todos (1 Crônicas 13:10). A dor de todos foi muito grande!

Faça as coisas do jeito certo que as coisas darão certo. E o jeito certo é de acordo com a vontade de Deus. Tentar ir contra a vontade de Deus, descumprir Seus mandamentos, tentar fazer do nosso jeito, achando que somos aqueles que sabem de tudo sempre nos levará a tragédias anunciadas como a que aconteceu com Uzá diante de todos.

Um dia um amigo meu veio até mim pedir oração. Perguntei qual era o motivo para orarmos e ele me disse que estava começando um novo negócio, onde iria vender CDs piratas e gostaria muito que Deus abençoasse. Como Deus poderia abençoar isso? Para que as coisas deem certo precisamos fazê-las do jeito certo, da forma que agrada a Deus.

Davi e o povo aprenderam do jeito mais duro que não observar os mandamentos de Deus é um caminho de morte. Somente mais tarde todos refletiram, observaram a palavra de Deus e fizeram como deveria ser feito: “Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR” (1 Crônicas 15:15).

Fazendo do jeito certo as coisas deram certo para eles. A arca da aliança foi levada para Jerusalém e o culto a Deus foi restabelecido naquele lugar.

Quantas bênçãos acontecem quando agimos de acordo com a palavra de Deus?! Certamente, incontáveis! Então, façamos as coisas dessa forma!


“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)

Postado por Presbítero André Sanchez em: Devocionais- esboçandoideias.com