quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Deus Não Se Esqueceu De Você - Isaías 49-15

 Deus jamais esquecerá de ti - Isaías 49-15

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema.
  A ciência sempre acreditou que uma memória puxa a outra, ou seja, lembrar-se de uma coisa ajuda a recordar outras. Em muitos casos, isso é verdade (é por isso que, quando você se lembra de uma palavra que aprendeu na aula de inglês, por exemplo, logo em seguida outras palavras vêm à cabeça).

 "Esquecer faz parte de uma memória saudável", afirma o neurocientista Ivan Izquierdo, diretor do centro de memória da PUC-RS e autor do livro A Arte de Esquecer. Até 99% das informações que vão para a memória somem alguns segundos ou minutos depois. Isso é um mecanismo de limpeza que ajuda a otimizar o trabalho do cérebro. Se tudo ficasse na cabeça para sempre, ele viraria um depósito de entulho. Isso nos tornaria incapazes de focar em qualquer coisa e atrapalharia bastante o dia-a-dia. Afinal, para que saber onde você estacionou o carro na semana passada? O importante é se lembrar de onde o deixou hoje de manhã. O esquecimento também é uma grande dádiva para o ser humano. Imagine se as mulheres pudessem se lembrar exatamente, nos mínimos e mais arrepiantes detalhes, da dor que sentiram durante o parto? Provavelmente não teriam outros filhos. Aliás, recordar-se de tudo pode ter efeitos psicológicos graves. É o caso da americana Jill Price, de 44 anos. Vamos resumir rapidamente essa história de vida: ela sabe tudo o que aconteceu, comeu e fez em cada dia dos últimos 29 anos. Por causa disso, tem problemas psiquiátricos e sofre para levar uma vida normal. "Imagine se você conseguisse se lembrar de todos os erros que já cometeu", explica. Seria horrível.

Mas o que tudo isso tem haver com  a palavra de hoje?

Deus nos deu a linda capacidade de: pensar, meditar lembrar e relembrar. E já foi dito, nós somos seres sujeito ao esquecimento. Isso é até bom em muitas etapas da vida. Todos nós em algum momento já esquecemos de ligar para alguém a qual dissemos que iríamos ligar, já deixamos de ir algum lugar marcado e depois de algum tempo lembramos do compromisso e pensamos "puxa eu não me lembrei há tempo".

Na palavra de hoje escrita em Isaías 49, podemos observar no versículo 14 que o povo de Israel estava dizendo em seu coração: " Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim."

Como nós seres humanos somos limitados pensamos em determinadas situações as mesmas coisas que o povo de Sião.
Mas será que o Deus todo poderoso esqueceria de nós?
Leia com atenção o Salmo 139 (Escrito pelo Rei Davi)

  SALMO  139

1  SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2  Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3  Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6  Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7  Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8  Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9  Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10  Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11  Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12  Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13  Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!


O Salmista Davi tinha essa grande convicção: Deus está em tudo, sabe tudo e pode todas as coisas.
Sabendo de tudo eu te pergunto:


 Deus jamais esquecerá de ti - Isaías 49-15
Será que Deus te esqueceu?

Deus disse para o povo de Israel (Sião): Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti..
E Deus continua dizendo: "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.(Isaías 59:16)".

Ainda que todos a sua volta te deixem de lado e te rejeitem, Deus nunca te deixará. Se tua vida anda sem sentido e pensas que Deus te abandonou, reflita nessas passagens bíblicas citadas acima. Deus está contigo e jamais te desamparará.

 "Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;"  (Salmos 33 : 18)

"Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor."  (Salmos 34 : 15)

Então clame,ore grite se for preciso. Mas não pare de falar com o teu Senhor criador, ele está esperando nesse exato momento uma reação sua, para reagir com uma grande benção em teu favor. Amém?


 Escrito por: Paulo Diego Alves


Fonte para estudo: Super Interessante